sexta-feira, 8 de julho de 2011

Como se proteger de vírus e spyware

Vírus - Etapas para ajudar a evitar:


1. Mantenha seu computador em dia com as ultimas atualizações.


2. Use um Firewall de Internet.


3. Faça assinatura de um software antivirus padrão de mercado e o mantenha atualizado.


4. Cuidado com os anexos de email, mesmo os de contatos conhecidos, desconfie de arquivos executaveis, ou links que apontam para url´s longas para sites desconhecidos, mensagens com texto que despertam curiosidade tipo, “Veja nossas fotos naquela festa” ou “Recibos de depósito em sua conta”.


5. Tenha cuidado especial com dispositivos removiveis (Hd´s) e memória flash , pendrives e cartões de memória, sempre scaneie antes de abrir e acessar os arquivos.

DICA: Como nenhum método de segurança 100% é garantido, é recomendável fazer backup dos arquivos importantes regularmente.


Spyware - O que se você pode fazer com relação a esses  softwares indesejados e perigosos:



Se o seu computador começar a funcionar de forma estranha ou apresentar quaisquer dos sintomas listados abaixo, é possível que você tenha spyware ou outros softwares indesejados instalados no seu computador.



Vejo anúncios em forma de pop-ups o tempo todo. Alguns softwares indesejados bombardeiam sua tela com anúncios em forma de pop-ups que não estão relacionados a nenhum site específico que esteja visitando. Esses anúncios são geralmente para adultos ou relacionados a sites cujo conteúdo pode achar inapropriado. Se você vir anúncios em forma de pop-ups assim que ligar seu computador, ou até mesmo quando não estiver navegando na Web, talvez você tenha spyware ou outros softwares indesejados no seu computador.
Minhas configurações foram alteradas e não consigo configurá-las de volta ao estado original. Alguns softwares indesejados conseguem alterar sua página principal ou pesquisar configurações de página. Ou seja, a página que se abre quando inicia o seu navegador da Web ou a página que aparece quando você seleciona "pesquisar" podem ser páginas que você nunca viu antes. Mesmo sabendo como ajustar essas configurações, você perceberá que elas voltam ao estado indesejado toda vez que reinicia seu computador.
Meu navegador da Web contém componentes adicionais que eu não me lembro de ter baixado. Spyware e outros softwares indesejados podem adicionar barras de ferramentas indesejáveis e desnecessárias ao seu navegador da Web. Mesmo sabendo como remover essas barras de ferramentas, elas podem retornar toda vez que reiniciar seu computador.
Meu computador parece lento. Spyware e outros softwares indesejados não foram necessariamente projetados para serem eficientes. Os recursos que esses programas usam para rastrear suas atividades e exibir anúncios podem diminuir o desempenho do seu computador, além disso, os erros no software podem causar pane no seu computador. Se você notar um aumento repentino no número de vezes que um certo programa trava ou se o seu computador estiver mais lento que o normal para realizar tarefas rotineiras, talvez você tenha spyware ou outros softwares indesejados no seu computador.



Aqui estão várias maneiras para ajudá-lo a proteger seu computador contra spyware e outros softwares indesejados, repare que as técnicas são parecidas com as para proteção contra vírus.



Passo 1: Atualize seus softwares - Uma das maneiras de ajudar a evitar spyware e outros softwares indesejados é certificar-se de que todos os seus softwares estejam atualizados. Procure sempre baixar e instalar a ultima versão do seu navegador preferido.


Passo 2: Use um firewall - Embora a maior parte dos spyware e outros softwares indesejados venha embutida em outros programas ou a partir de sites inescrupulosos, uma pequena quantidade de spyware pode ser colocada em seu computador remotamente por hackers. A instalação de um firewall oferece uma defesa útil contra esses hackers.


Passo 3: Navegue e faça download com mais segurança - A melhor defesa contra spyware e outros softwares indesejados é não baixá-los de forma alguma. Aqui estão algumas dicas úteis sobre para protegê-lo contra o download de softwares indesejados:


Baixe apenas programas de sites confiáveis.
Leia todos os avisos de segurança, acordos de licença e declarações de privacidade associados ao software que esteja baixando.
Nunca clique em "aceito" ou "OK" para fechar a janela. Sempre use o ícone vermelho "x" do canto.
Tome cuidado com programas populares de compartilhamento de arquivos de música e filme "gratuitos" e tenha certeza de que sabe o que vem embutido nesses programas.



Tipos de downloads que podem conter spyware


Jogos gratuitos baixados da Internet
Programas de compartilhamento de arquivos de música, filmes e outros softwares baixados da Internet ou de outros computadores
Figuras animadas para a sua área de trabalho
Proteções de tela gratuitas baixadas da Internet
Barras de ferramentas para o navegador da Internet
Bloqueadores de pop-up gratuitos que aparecem no seu computador quando você está online



Caso você  identifique que sua maquina esta infectada, vamos as formas de remover as pragas.



Para remover spyware



1.
 Baixe uma das ferramentas de remoção gratuitas listadas abaixo e instale-a.
2.
 Execute a ferramenta para verificar se há spyware ou outros softwares indesejados no seu computador.
3.
 Verifique os arquivos encontrados pela ferramenta que procurou por spyware e outros softwares indesejados.
4.
 Selecione os arquivos suspeitos a remover seguindo as instruções da ferramenta.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu uso o navegador do meu antivírus (PSafe) que impede essas propagandas e ainda uso antivírus...mas bom saber que também é possível fazer algumas coisas no meu note para ajudar a manter sem virus que é uma droga quando eles entram, já tive que formatar e tudo uma vez.

Anônimo disse...

Além de tomar o maior cuidado aonde clico, a peça chave é ter um bom anti vírus instalado, como o da Psafe!

Unknown disse...

Tô usando um antivírus da psafe no computador que conhecia somente no celular, meu computador tava bem lento, agora tá melhor.

Postar um comentário